BlogCerebelo
Casual

Pedra, Papel, Tesoura: O fim de todas as guerras.

A gente chama de “jokenpô” por causa dos imigrantes japoneses. No idioma original, eles chamam de “janken”. O nome formal por aqui seria “pedra, papel, tesoura”. Muito grande, muito longo. No Rio Grande do Sul, eles ainda chamam de “escoteirinho”. Ah, existe uma variante que ficou popular depois da série The Big Bang Theory, colocando lagarto e Spock junto com os outros três. É mais ou menos assim: pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock quebra tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel contesta Spock, Spock vaporiza rocha.

pedra-papel-tesoura
É bem simples, na verdade.

Mas afinal, porque diabos estamos falando sobre isso?

Veja isso: “Quando Takashi Hashiyama, Presidente CEO da Maspro Denkoh, uma indústria japonesa de equipamentos para televisão, decidiu leiloar a coleção de pinturas impressionistas da corporação, incluindo quadros de Cézanne, Picasso e van Gogh, ele contatou as duas mais importantes casas de leilão dos EUA, a Christie’s International e a Sotheby’s. Para tal, solicitou propostas das duas casas para a divulgação e venda das obras. Ambas as empresas apresentaram propostas elaboradas, mas nenhuma delas foi convincente o bastante para que Hashiyama fechasse negócio com uma delas. Desejoso de dividir a coleção em dois leilões distintos, ele pediu para que as casas de leilão decidissem entre elas qual seria responsável pelo leilão do quadro “Árvores sob o Jas de Bouffan”, de Cézanne, no valor de US$ 12-16 milhões.

As empresas não conseguiram chegar a um acordo e Hashiyama propôs que as duas casas decidissem por meio de uma partida de Pedra, Papel, Tesoura qual delas teria o direito de leiloar a obra. O executivo japonês declarou que “pode parecer estranho para os outros, mas para mim esta é a melhor maneira de decidir entre duas coisas que são igualmente boas”.

As duas casas tiveram um fim-de-semana para decidir sobre um dos três elementos do jogo. A Christie’s pediu o auxílio das filhas gêmeas de 11 anos de idade de um dos empregados da empresa, que sugeriram “Tesoura”, já que “todo mundo espera que você escolha Pedra.” Sotheby’s disse que tratou o assunto como um “jogo de azar” e não tinham nenhuma estratégia em particular; assim, perderam ao escolher “papel”.

A vitória da Christie’s representou milhões de dólares em comissão para a casa de leilão.

Ou então essa: “Em 2006, o juiz federal Gregory Presnell, da Flórida, ordenou que as partes opositoras em um longo julgamento decidissem sobre um depósito judicial usando Pedra, Papel, Tesoura. A decisão do juiz foi considerada ofensiva pelos escritórios envolvidos e largamente comentada pela imprensa daquele país. O caso foi levado a recurso em instâncias superiores, onde a determinação do juiz de primeira instância, baseada no resultado do jogo de Pedra, Papel, Tesoura, foi desconsiderada.

Pedra, Papel, Tesoura: solução rápida e fácil para conflitos estúpidos. Como todas as guerras.

O que queremos dizer é: pense em todos os conflitos que você conhece ou de que já ouviu falar. Pense nos rumos que a história poderia ter tomado, as milhões de vidas descartadas em conflitos sem fim por causa de linhas em um mapa, ou um rei mesquinho ofendido, ou em um candidato derrotado enfurecido.

Pense como seria a história do ocidente se Menelau e Paris tivessem perdido cinco minutos organizando um jokenpô na frente de todos pra resolver o assunto. Ou se os impérios envolvidos na Primeira Guerra simplesmente admitissem que ninguém estava nem aí para o arquiduque Ferdinando, e tivessem resolvido suas disputas industriais em longas rodadas de jokenpô regadas a uísque e charutos.

pedra-papel-tesoura
Mas não teríamos pinturas lindas como essa Helena de Tróia.

Porque se jokenpô parece algo bobo, guerras são ainda mais. Não se engane sobre a pretensa moralidade ou grandiloquência desses conflitos – 90% do tempo, vidas humanas são desperdiçadas por senhores entediados, protegidos em seu palácios e torres de vidro, enquanto brincam com a existência alheia de forma tão frívola quanto… um jogo de jokenpô.

Dessa forma, estabelecemos aqui nossa proposição: no próximo conflito encerrado, podemos pegar seus fomentadores e decidir seus destinos dando a eles três escolhas: pedra, papel ou tesoura. Vamos ver se eles vão ser tão ávidos em jogar com os outros novamente…

______________________________________________________________________________________

Curtiu esse texto? Que tal dar uma olhada nessa e em outras estampas?

Clique e confira!
Camiseta JoKenPo – Clique e confira!

Artigos Recentes

Wilhelm Richard “Heavy Metal” Wagner!

blogcerebelo

Deixe seu comentário